Jazz Bass Special – Eletrônica
O Jazz Bass Special (MIJ) é um baixo que não segue o padrão de ligação de um Jazz Bass com Volume/Volume/Tone. Existe uma chave extra de seleção de captadores e o controle de tonalidade é especial, chamado TBX (Treble Bass Expander), onde é possível cortar não só os agudos, como em um potenciômetro de tonalidade normal, mas também os graves.
Controles TBX – Treble Bass Expander

Fender TBX
Para isso, o TBX é um potenciômetro duplo, que funciona para os dois lados, em um, corta-se os agudos (low-pass filter – como na maioria dos controles de tonalidade), para o outro, corta-se os graves (high-pass filter), aumentando as possibilidades de timbre e mantendo o circuito passivo.
Este controle é bem conhecido dos guitarristas e algumas versões de Stratos e Teles vêm acompanhado (mais informações sobre o TBX no Premier Guitar, de onde a imagem foi retirada), inclusive, ao comprar o TBX novo, ele virá com a resistência e capacitor relacionados à guitarras. Será preciso ir até uma loja de eletrônica para comprar resistores com os valores padrão do Jazz Bass Special.
Esquema/Diagrama do Jazz Bass Special
Basicamente, para refazer o JB Special, você precisará:
- Dois Potenciômetros de 500k
- Uma chave seletora de três posições
- O Potenciômetro TBX (1M/250K)
- Um Resistor de 82k e outro de 4.7M
- Um Capacitor .022mF
- Jack blindado
A ligação não é difícil de ser feita, basta seguir as orientações da imagem abaixo:

Esquema eletrônico do Jazz Bass Special
Sou novo por aqui mas dou os parabéns pela proposta do amigo em compartilhar sabedoria.