Microfones para Captar Contrabaixos

Captar um bom som de um contrabaixo em um ambiente não é tarefa simples. Exige um microfone específico para que haja clareza e definição nos graves e que os médios não fiquem altos demais.

A maioria dos microfones comuns são otimizados para frequências cobertas pela voz humana, algo em torno de 100Hz a 1200Hz. Um contrabaixo de seis cordas (BEADGC) emite frequências fundamentais de 30Hz à 600Hz. O baixo acústico de quatro cordas (EADG), por sua vez, emite frequências de 40Hz à 600Hz. Com esta informação, já sabemos que um microfone para captar o som de um contrabaixo elétrico ou acústico por meio de um microfone, é preciso que o microfone tenha resposta às frequências graves do instrumento.

Um detalhe importante é saber que, embora as frequências principais estejam dentro de um limite preciso de 30Hz à 600Hz, existem inúmeros harmônicos que acompanham a frequência principal, sendo responsável pelo timbre do instrumento. Cortar estes harmônicos, é acabar com o timbre característico do contrabaixo (ou qualquer outro instrumento).

Tipos de Microfones

Existem vários tipos de microfones, no geral, podemos dividir entre duas variações: por construção e por diagrama polar (diretividade).

AKG D112

AKG D112: Microfone comumente usado para captar baixas frequências

Vamos considerar microfones dinâmicos. Estes são os mais acessíveis financeiramente, fáceis de encontrar e, devido a pressão sonora dos instrumentos graves, funcionam melhor. Estes microfones agem como um alto falante ao contrário. A pressão sonora excita uma membrana (cuja construção pode variar) e é transformada em sinal elétrico. Os demais tipos de microfones como os condensadores, de fita etc, não costumam ser apropriados às frequências dos contrabaixos.

Diagrama Polar

Embora a construção do microfone seja algo secundário, o diagrama polar já é algo que se deve ficar atento. Os graves puros são omnidirecionais, quer dizer, espalham-se igualmente em todas a direções, mas os harmônicos não, por isso é importante escolher uma figura de microfone correta e posicioná-lo bem.

No mercado, os microfones mais populares para captação de contrabaixo são essencialmente cardioides ou super-cardioides. Captarão bem o som que estiver, em 2d, no formato de um coração a partir do microfone (Em 3d, esse formato se assemelha à uma maçã). Os super cardioides captam, além da própria maçã, como os cardioide, um pouco mais do som atrás do microfone.

Shure Beta 52a: Diagrama Polar e Resposta de Frequência

Shure Beta 52a: Diagrama Polar e Resposta de Frequência

Resposta de Frequência

Como já dito, é muito importante que o microfone seja sensível às frequências emitidas pelos contrabaixos, somando a fundamental mais os harmônicos. Amplificadores e gabinetes para contrabaixos reproduzem frequências de 10Hz à 15kHz, portanto, esta deve ser a resposta média de frequência dos microfones utilizados para captação do instrumento. Nem todos os microfones terão respostas tão amplas, mas pelo menos de 30Hz à 10kHz não será difícil encontrar um bom microfone.

No geral, microfones utilizados para captar o bumbo da bateria servirão bem para captar os sons dos contrabaixos.

Alguns modelos para microfonar contrabaixos

Existem vários modelos e marcas para se escolher. Não é propósito deste artigo avaliar o melhor microfone para captar contrabaixos, mas sim, apresentar algo que é importantíssimo para a escolha de um: As respostas em frequências. Porém, não custa nada apresentar algumas opções, populares ou não:

  • Shure Beta 52A – Dinâmico e Super Cardioide. Frequências de resposta: 20 Hz a 10.000 Hz
  • AKG D 112 – Dinâmico e Cardioide. Frequências de resposta: 20 Hz a 17.000 Hz
  • Beyer M88 –  Dinâmico e Hiper Cardioide. Frequências de resposta: 30 Hz a 20.000 Hz
  • Audix D6 – Dinâmico e Cardioide. Frequências de resposta: 30 Hz a 15.000 Hz
  • Neumann U87 Ai – Dinâmico (Transdutor de gradiente por pressão) Omnidirecional, cardioide, figura-8 e outros. Frequências de resposta: 20 Hz a 20.000 Hz

Antes de comprar o microfone, fique atento se as especificações atendem aos seus propósitos. Isso é válido para contrabaixos ou qualquer outra aplicação. O mais caro, embora seja ótimo, pode não ser o melhor para seu caso.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *