Qual potenciômetro usar com captadores EMG?

Uma dúvida comum quando se vai fazer um upgrade no contrabaixo, trocando captadores é saber qual o valor dos potenciômetros que acompanharão aquele captador. No geral, potenciômetros com valores de 250k ohms ou 500k ohms funcionarão bem a menos que seja especificado de outra forma pelo fabricante. Por exemplo, como acontece com captadores ativos da EMG.

A EMG é famosa por seus captadores ativos e que já vêm com o kit de montagem incluindo jack, potenciômetros, clip de bateria e cabos para encaixe sem solda. Nesse caso, o melhor é seguir o que vem no conjunto. Caso tenha perdido ou tenha comprado o captador de segunda mão, o padrão por captadores ativos da EMG é de 25K ohms tanto para volume quanto para controle de tonalidade passivo.

EMG HZ

EMG HZ

Já os captadores passivos da EMG, notadamente os HZ, não usam esta mesma configuração. Eles funcionarão melhor com potenciômetros de 250k ohms ou 500k ohms, assim como a maioria dos captadores passivos para baixo. A escolha entre um ou outro valor, então, é pessoal.

Potenciômetros e captadores EMG Ativos – Exemplo

A maioria dos captadores da EMG são ativos e compartilham o mesmo potenciômetro de 25k ohms como pode ser visto no manual do EMG 35.

Componentes de montagem dos captadores EMG Ativos

Componentes de montagem dos captadores EMG Ativos

EMG Instrucoes

Instruções e Manual dos captadores

Para ter acesso ao manual, entre na página de cada um dos captadores e na parte de informações (Info) do captador, clique em Instruções (Instructions, Install etc) como na imagem ao lado. Lá abrirá um pdf em inglês com todas as instruções de montagem e valores dos componentes.

O mesmo vale para os captadores passivos que, embora não acompanhem os kits de montagem, também tem em suas instruções os potenciômetros mais recomendáveis para aplicação em cada caso.

Potenciômetros e captadores EMG Passivos – Exemplos

Os captadores passivos da EMG, como dito, deverão usar 250k ohm ou 500k ohm de acordo com o projeto. JHZ ou PJHZ, normalmente seguem o padrão Fender e ficam melhores com 250k ohms. Inclusive o set GZR PJ só tem recomendação de 250K ohms. O MMHZ também pode usar 250k ou 500k ohms

A série HZ da EMG é passiva e compartilha o mesmo manual entre os soapbars 35, 40 e 45. Veja aqui que você poderá usar tanto os 250k quanto 500k ohms.

Já captadores estilo Gibson Thunderbird (TBHZ) funcionam melhor com 500k ohms.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *