Fender MIA, MIM e MIJ – Qual a diferença?
Certamente, muitos já devem ter se deparado em algum lugar com especificações do tipo: Fender Precision Bass MIA, ou Jazz Bass Special MIJ.Estas siglas denotam nada menos do que o local de fabricação dos instrumentos. No caso dos baixos e demais instrumentos Fenders (onde as siglas são mais comumente atribuídas), MIA, MIM e MIJ, dizem respectivamente que os baixos são americanos, mexicanos ou japoneses. Neste caso, temos:
MIA MIM MIJ
- MIA – Made In USA (America) – Fabricado nos Estados Unidos
- MIM – Made In Mexico – Fabricado no México
- MIJ – Made In Japan – Fabricado no Japão
Existem ainda casos em que os instrumentos podem ser associados à outros locais de fabricação, não necessariamente Fenders.
- MIC – Made in China
- MIK – Made in Korea
- MII – Made in Indonesia
- CIJ – Crafted in Japan
Qual é melhor?
Como dito, não se trata de modelos especiais, apenas locais de fabricação. Não há regra para dizer se um instrumento é melhor que o outro apenas por ter sido fabricado em um ou outro local. Podem existir instrumentos mexicanos que soem melhor que os americanos por fatores que vão além do país de fabricação. Outro ponto interessante é que alguns modelos são apenas fabricados em determinadas localidades. Os Jazz Bass Especial, são todos japoneses, assim como os Jaguares modernos. Quem quiser um custom shop, terá necessariamente um americano.
No entanto, de uma maneira geral e sem considerar fatores específicos, podemos dizer que a hierarquia dos instrumentos é a seguinte: MIAs são os melhores por serem americanos (e por terem custom shops). Os MIMs, mexicanos são piores. Entre eles, estão os japoneses, MIJs. Isso levando em conta apenas os acabamentos dos instrumentos e os componentes usados na fabricação. Obviamente, talvez um Deluxe mexicano soe melhor que um Standart americano.
Na escolha, vale observar não só o local de fabricação (que sem dúvida, altera o valor do instrumento), mas o timbre e construção como um todo.