Yamaha BB – Anos 80 e 90
A série BB da Yamaha (BroadBass) é uma das mais bem sucedidas da Yamaha que são usados por músicos do gabarito de Nathan East, Tony Kanal, Michael Anthony e Lee Sklar. O problema é que desde os anos 80, a linha tem recebido vários modelos dos mais simples até bem sofisticados e caros, o que confunde um pouco na hora de entender/avaliar um baixo desses. Não há duvidas que todos são excelentes instrumentos, principalmente aqueles dos anos 80, mas nem todos têm o mesmo valor.
Pesquisando por algumas informações extras das versões encontrei uma planilha de autoria desconhecida (créditos são bem vindos) que resume as principais características dos baixos da linha Broad Bass. Antes que esta informação se perca, reproduzo aqui as principais características:
BB5000 e BB5000A
São baixos com braço inteiriço de maple e mogno (neck through) de 34″ com escala em ébano e marcações ovais. O corpo em alder com um par de captadores nas configurações PJ (MP+MH). A versão BB5000A é ativa, enquanto a BB5000 é passiva. Estes baixos também têm espaçamentos de cordas distintos de 16mm à 19mm e foram produzidos de 1984 à 1994 no Japão e Taiwan.
BB3000, BB3000A e BB3000S
Também foram produzidos no Japão e Taiwan. Apresentam um braço inteiriço de maple e mógno com 34″, escala em ébano e marcações ovais. Captação ativa na versão ‘A’ e passiva nas demais. Os captadores são estilo PJ. Destes baixos existe uma versão signature de Michael Anthony, o BB3000MA.
BB2000 e BB2000S
Os BB2000, no entanto, são apenas passivos. Mantêm a configuração dos mesmos dois captadores em formato Precision/Jazz Bass, mas que tem o Precision reverso. O corpo também é alder com braço inteiriço, escala em ébano, porém em 32″ e marcação em forma de pontos. O BB 2000 ficou em linha de 78 à 90 e o BB 2000S de 1981 à 1983.
BB1600
Com o sistema de braço de maple parafusado escala em jacarandá (rosewood), o os BB 1600 tinham também os dois captadores PJ com eletrônica passiva.
BB1500 e BB1500A
Este já possuía a configuração de dois captadores single coils, estilo Jazz Bass, apresentando também escudo. São ativos com braço em maple, parafusado com escala em Rosewood. Situam no meio dos anos 90 e são taiwanses.
BB1200 e BB 1200S
A séria 1200 volta a ter neck trhough em maple e mogno, escala em 34″ em rosewood para o BB1200 e ébano par ao 1200S. Ambos trazem apenas um captador Precison reverso, porém a versão 1200S (82-89) pode ser ativa e passiva enquanto o BB 1200 (79-84) é apenas passiva.
BB1100 e BB100S
Existem versões japoneses e taiwanesas dos anos 80 até o meio dos 90, algumas com braço parafusados e outras, mais raras, inteiriços. Os captadores também variam, podendo ser PJ ou apenas P (1100). Também podem ser passivos ou ativos.
BB1000, BB800 e BB300
Os três têm braço de maple parafusado em corpo de alder. O BB 1000 traz ébano na escala, enquanto os demais jacarandá. O BB 300 é o único sem pickguard e todos eles são passivos com apenas um captador estilo Precision, mas invertido.
BB850
Semelhante aos anteriores, porém com captação PJ e sem escudo.
Yamaha Séria BB atual
Além do BB3000MA mencionado acima, a Yamaha mantém atualmente uma linha relativamente vasta de modelos baseados nos BroadBass, são eles: BB414, BB415, BB424X,BB425X, BB614, BB615, BB1024X, BB1025X, BB2024X, BB2025X e BBNE2, que é um signature do grande Nathan East.
Tens alguma dica para identificar se um BB1100S é Taiwan, Japan ou Korea? Comprei usado como Japan, mas com dúvidas. O som era bom e nacompra é o que inporta…. OPara vender e que a coisa pega! Não sei se propositadamente aquele adesivo nas costas do bass está quase sumido, não tem como ler nada, muito mesno a origem. Se ajudar o serial number é JP01007 (para minhas pesquisas o serila não ajudou nada)
Pois é, Celso. Normalmente vem indicado com um adesivo. O serial da Yamaha só ajuda com a data de fabricação (que é bem precisa, inclusive). Nunca entrei em contato com a Yamaha, mas outras marcas sempre deram suporte nesse tipo de informação. É uma tentativa.
Fora isso, observe as tarraxas (no meu TRB vem com a inscrição Japan) e os potenciômetros (embora nunca tenha observado na Yamaha, outros japoneses têm Japan nos pots). Japoneses parecem bem orgulhosos do que fazem e colocam o nome do país em todo lugar.
Engraçado que nem no site da Yamaha japonesa tem informações do BB1100.
Por fim, o que pude apurar aqui olhando outros instrumentos em que os donos afirmam ser MIJ ou MIT, é que há diferença entre os captadores: existe uma versão com moldura no P e outra sem. Os com moldura são japoneses, os sem moldura, taiwaneses. E o logo Yamaha nos japoneses são mais estreitos e altos, enquanto o taiwaneses são em negrito. Obviamente, não posso bater o martelo, mas é um bom indicativo.
Não acho que seja coreano.
Faltou mencionar o modelo Yamaha BB 200 que é um instrumento fabricado na decada de 80 e inicio de 90…
Na verdade, Justino, falta mencionar vários outros menos comuns.
A série BB deve ter, seguramente, mais de 30 modelos diferentes. Aos poucos vou adicionando informações destes outros modelos menos comuns.
Será que tem como você colocar alguma informação sobre o Yamaha BB 200… Pois tenho um… O serial dele é IN24154. Aguardo retorno! Obrigado!
Opa, é difícil dizer com certeza, muitos destes modelos menos convencionais sequer aparecem nos sites da Yamaha. Seria legal conseguir algum catálogo de época. De qualquer forma, o que vi aqui é que o BB200 tem alder no corpo e maple + rosewood no braço. Um captador simples estilo Precision e eletrônica passiva de volume e tonalidade.
Pelo serial, é de 1982 ou 1992. Dia 24 de julho e foi a unidade 154 produzida.
Beleza… Obrigado pela informação… Apesar desse meu baixo não ser um modelo Top da Linha Yamaha BB, gosto muito dele… O contrabaixo Yamaha BB 200 é muito bem construído, bem sólido mesmo, posso ficar um tempão sem tocá-lo que nem desafina… E tem uma sonoridade muito boa…
Beleza.. Muito boa a sua iniciativa de dar estas informações…
Tenho um Yamaha BB 5000,ativo 1988 o antigo dono disse que pegou o bass já repintado e na ocasião a repintura cobriu o serial,gostaria de saber se realmente o serial vem gravado no headstock e se a marcação made in japan vem em relevo no headstock,ou se essa marcação é padrão apenas para os TRB’s
Opa Marco, pelo que sei, só mesmo na parte de trás do headstock. Eu peguei um BB5000 apenas uma vez e confesso não ter atentado exatamente a este detalhe se era pintura ou gravação em relevo. Talvez possa haver alguma menção na cavidade de eletrônica, mas apenas suposição.
Observe as datas dos potenciômetros que podem ajudar a datar o instrumento.