Hagstrom HB-8
Existem algumas maneiras de se conseguir um som de oitava no contrabaixo: toca-se duas cordas ao mesmo tempo, compra-se um pedal de oitavas e deixa a eletrônica fazer o trabalho sujo ou, ainda, dobra-se o número de cordas do instrumento. Esta, se não é a mais comum, é pelo menos, uma das mais legais.
Um dos primeiros contrabaixos a dobrar o número de cordas e com isso, usar oitavas, foi o Hagstrom H8. Ao lado, um anúncio da época do Único Contrabaixo de 8 Cordas, que nos faz crer que foi, senão o primeiro a ser construído, pelo menos o primeiro a ser comercializado.
Hoje, raros, estes instrumentos ganharam uma nova edição depois que a marca sueca de instrumentos vintage voltou à ativa. A nova edição é chinesa, provavelmente longe do padrão de qualidade que fez Jimi Hendrix se interessar por um (e Noel Redding utilizar um no Jimi Hendrix Experience), assim como Mike Rutherford, do Genesis e Jean Paul Jones, Led Zeppelin.
Hagstrom HB 8 – Vídeo
Hagstrom HB8 – especificações e características

Hagstrom HB8 – Reedição de oito cordas
- Corpo em mogno
- Braço parafusado com maple canadense
- Escala curta: 77,8cm ou 30 polegadas com Resinator
- Dois captadores Dyna Rail 1025HB/N Alnico 5 com chave de seleção para seis posições e controles de volume e tonalidade.
- Tarraxas e pontes são da própria Hagstrom
- A origem do instrumento é chinesa e está disponível nas cores preto, vermelho e creme.
Conheça o Hagstrom HB-8 no próprio site da empresa.
Tenho curiosidade sobre 8 e 12 cordas. Bacana o blog!
Obrigado, a idéia é compartilhar um pouco sobre o instrumento aqui no blog.
Quanto aos 8 cordas, são realmente curiosos. Não dá para usar com frequência, a aplicação é meio limitada, mas é muito legal de ouvir. O timbre com as cordas duplicadas é bem particular. Bem diferente de um baixo comum com um oitavador. Já tive um HB-8, infelizmente o vendi antes do review. O HB8 é um instrumento interessante apesar de não ser construído com todo cuidado.
Sim, são mais para uso especifico. Minha piração são os Hammer, principalmente o 12 cordas.
Estes são bacanas mesmo. Os Hamer dos anos 80, principalmente o Quad Bass com todos aqueles knobs, tiram o sono. Rsss…