Serial Warwick

Uma das informações mais importantes de um contrabaixo, principalmente aqueles de valor mais elevado, é seu serial. Uma pequena sequencia de números pode trazer informações precisas sobre data de construção e outras características do instrumento e, por isso, é importante conferir estes dados antes da compra de um baixo usado.

No post de hoje, vamos ver como desvendar os seriais dos contrabaixos Warwicks produzidos na Alemanha (e Coreia, no caso dos Pro Series). A regra também parece funcionar para os baixos RockBass que têm as iniciais RB no serial. Como decifrar seriais dos YamahaMusic Man podem ser vistos em outros posts.

Onde encontrar os seriais Warwick

São três as posições em que poderá encontrar o serial dos Warwicks. Isso depende do ano que ele foi construído:

Serial Warwick

Exemplo de serial de baixos Warwicks entre 89 e 07.

  • 1982-88, o serial está no topo do headstock, visto de cima;
  • Entre 1989 e 2007 os seriais estão estampados entre as tarraxas, na parte posterior do headstock;
  • Para baixos posteriores a 2007, estão também atrás do headstock, porém abaixo das tarraxas.

Uma estrutura comum destes números é mostrada na imagem ao lado como “D-134544-07”. Sendo que a primeira letra, indica o mês em que o baixo foi terminado (A=Janeiro, B=Fevereiro, C=Março até M=Dezembro – salta-se o I) e os dois últimos algarismos, o ano. No exemplo temos abril de 2007. Os demais números são códigos internos que carregam informações sobre a construção do baixo.

Madeiras, ferragens e modelo pelo serial

Para desvendar estes códigos e ter todas as características de um Warwick, é possível usar a ferramenta disponibilizada pelo site da empresa e ter informações extras sobre os instrumentos fabricados após o ano 2000. A página é esta e basta inserir o serial para ter informações como a data precisa do instrumento (com o dia) o modelo, acabamento, as madeiras usadas no corpo e braço, além da cor das ferragens.

D-134544-07
139405B300BDOFROWWX
13/04/2007

Vampyre Dark Lord, 4-string
Nirvana Black Sanded Oil finish
Ovangkol / French Ash top body
Ovangkol neck
Black hardware
Xtra long scale

Email

O pessoal da Warwick também está disposto a ajudar quem tem um instrumento mais antigo. Nesse caso, é necessário enviar uma mensagem por email para serialnumber@warwick.de com o assunto Serial number request contendo o nome do modelo e, obviamente, o serial. Além disso, é preciso enviar quatro fotos do instrumento: Uma foto de frente, outra de costas, uma foto do serial e outra da eletrônica. Sem estas fotos, eles não responderão à sua requisição.

Comentários
  1. Eudson san

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *