Jazz Bass Special – Eletrônica

O Jazz Bass Special (MIJ) é um baixo que não segue o padrão de ligação de um Jazz Bass com Volume/Volume/Tone. Existe uma chave extra de seleção de captadores e o controle de tonalidade é especial, chamado TBX (Treble Bass Expander), onde é possível cortar não só os agudos, como em um potenciômetro de tonalidade normal, mas também os graves.

Controles TBX – Treble Bass Expander

Fender TBX

Fender TBX

Para isso, o TBX é um potenciômetro duplo, que funciona para os dois lados, em um, corta-se os agudos (low-pass filter – como na maioria dos controles de tonalidade), para o outro, corta-se os graves (high-pass filter), aumentando as possibilidades de timbre e mantendo o circuito passivo.

Este controle é bem conhecido dos guitarristas e algumas versões de Stratos e Teles vêm acompanhado (mais informações sobre o TBX no Premier Guitar, de onde a imagem foi retirada), inclusive, ao comprar o TBX novo, ele virá com a resistência e capacitor relacionados à guitarras. Será preciso ir até uma loja de eletrônica para comprar resistores com os valores padrão do Jazz Bass Special.

Esquema/Diagrama do Jazz Bass Special

Basicamente, para refazer o JB Special, você precisará:

  • Dois Potenciômetros de 500k
  • Uma chave seletora de três posições
  • O Potenciômetro TBX (1M/250K)
  • Um Resistor de 82k e outro de 4.7M
  • Um Capacitor .022mF
  • Jack blindado

A ligação não é difícil de ser feita, basta seguir as orientações da imagem abaixo:

Esquema Jazz Bass Special Diagrama

Esquema eletrônico do Jazz Bass Special

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *