Como Ligar um Potenciômetro de Balanço (Blend Knob)

Um baixo padrão, passivo como o Jazz Bass, vem com dois controles de volume com as quais é possível mesclar a quantidade de som de cada captador a vontade. Porém, nem todos os baixos são assim, alguns tem chaves que alteram em um padrão determinado, normalmente, 100%/0%, 50%/50% e 0%/100%.

A solução para quem quer alterar esta configuração mais engessada é simples, basta trocar a chave de três posições por um potenciômetro de balanço e assim conseguir a possibilidade de mesclar o som dos dois captadores em qualquer proporção de 0%-100% até 100%-0%. O mesmo vale para um Jazz Bass padrão com Volume/volume/tonalidade que pode ser convertido para Volume/Balanço/Tonalidade.

Esquema de ligação: Balanço de captadores

Potenciômetro de Balanço

Potenciômetro de Balanço – Blend Knob

O reparo é simples, mas tem que ser ligado corretamente para funcionar. Sendo assim, fique atento no esquema ao lado para fazer esta modificação (ou reparo).

Onde há indicação de Captadores A e B (centro), devem chegar os fios positivos de cada um dos captadores. A saída vai para a primeira perna do potenciômetro de volume. Já o terra, deve ser soldado na cápsula do próprio potenciômetro juntamente com os demais.

Observe que há ligações cruzadas entre a saída e o terra. Para fazer isso, basta ligar com um pedaço de fio as duas extremidades conforme o X no esquema de ligação.

Linear x Logarítmico

A escolha deste potenciômetro é, na maioria das vezes, linear, pois ao mover do centro para esquerda você terá uma mistura gradativa dos dois captadores. Se este potenciômetro for logarítmico, e mistura dos dois captadores se dará de forma desigual. Estes potenciômetros são mais indicados para o controle de volume, por corresponder melhor à resposta do ouvido humano.

Podem ser usados potenciômetros de 250K ou 500k, dependendo do projeto.

Vale lembrar que bons potenciômetros, lhe dará um som melhor. Você pode encontrar várias opções no Mercado Livre ou, caso não tenha pressa, pedir pelo ebay.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *