Baixos Sadowsky

Os instrumentos Sadowsky estão entre os mais finos em fabricação atualmente. A empresa começou no fim dos anos 70 com Roger Sadowsky, um técnico em instrumentos, que, naquela época, fazia modificações em baixos Fender. Talvez, o trabalho mais conhecido seja com Marcus Miller cujo Jazz Bass recebeu uma ponte Badass e eletrônica ativa para dar ganho em frequências graves e agudas. Hoje existe um modelo da Fender inspirado nestas modificações.

Sadopwsky, por sua vez, passou a construir seus próprios instrumentos. Embora não tenha um modelo característico, sendo releituras dos Fenders, a qualidade de construção, acabamento, hardware e atenção aos detalhes, deixam os instrumentos Sadowsky ainda mais finos que os originais. Isso vale tanto para os instrumentos produzidos em Nova Iorque (NYC) quanto no Japão (Metro).

Sadowsky NYC x Metro – Diferenças

Sadowsky NYC

Sadowsky NYC

Basicamente, a diferença entre estes instrumentos é a mão de obra empreendida. Enquanto os NYC, são construídos pelo pessoal da Sadowsky em NY, os Metros são feitos no Japão. Pontes, tarraxas, eletrônica, captação etc, são compartilhadas entre os dois modelos. Os baixos NYC também podem receber customizações, enquanto os Metro não. Por estas razões, a linha Metro é mais acessível.

Existem tambéms diferenças de design. A linha Metro tem headstock mais fino, não apresenta tensor de grafite e o corpo é sólido (ao contrário da NYC que é com tone chambers). Configurações de hardware e binding também são limitadas nos Metro. Para as especificações detalhadas dos baixos NYC vs Metro, existe uma página dedicada no site da Sadowsky.

Sadowsky Metro UV70

Sadowsky Metro UV70

Modelos Sadowsky Metro

As características dos Sadowsky Metro são dadas por códigos do modelo nas principais séries. Não é difícil entender com alguns princípios básicos.

  • STANDARD SERIES: RS4, MS4, RS5, MS5
  • VINTAGE SERIES:  RV4, MV4, RV5, MV5,
  • MODERN SERIES: R4-24, M4-24, R5-24, M5-24
  • ULTRA-VINTAGE ’70s SERIES: UV70-MW-ASH-4, UV70-MB-ASH-4, UV70-RW-ASH-4, UV70-MW-ALD-4, UV70-MB-ALD-4, UV70-RW-ALD-4, UV70-MB-ASH-5, UV70-RW-ASH-5, UV70-MW-ALD-5, UV70-MB-ALD-5, UV70-RW-ALD-5

R = Rosewood/Alder – M = Maple/Ash – V = Vintage (com escudo) – S = Standard (sem escudo) – 4 = quatro cordas – 5 = cinco cordas – 24 = 24 trastes – PJ = configuração híbrida de captadores – WL = Will Lee signature.

Além dos contrabaixos

Além dos baixos as quais são bem conhecidos, Sadowsky produz guitarras elétricas e archtop. Também são bem conhecidos pelos pré amplificadores, onboard e offboard.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *